quinta-feira, 19 de março de 2009

Festival de Woodstock


"Foram os melhores tempos. Foram os piores tempos. Foi uma amálgama que não se voltará a repetir."



Ainda hoje é discutido o verdadeiro propósito do Festival de Woodstock. Há quem defenda que o Festival deu um novo rumo à humanidade, outros vêem-no como um acontecimento ridículo que pôs fim a uma era de ingenuidade e, como sempre, há aqueles que consideram que o Festival foi uma "festa dos diabos".
Woodstock, em1969, arrastou mais de 450 mil pessoas para uma uma fazenda em Bethel, nos subúrbios de Nova Iorque. Nos três dias que se seguiram (15, 16 e 17 de Agosto), tudo era permitido: as drogas tornaram-se legais e a liberdade para o amor era total. Estávamos perante um verdadeiro movimento de contra cultura.
O conceito de Woodstock era comum nos Estados Unidos, contudo houve algo que tornou estes concertos no símbolo da contracultura hippie. Para além da adesão ter sido inesperada – as autoridades viram-se mesmo obrigadas a declarar “estado de emergência”, atraindo as atenções de todo o mundo, o Festival foi filmado e documentado. Michael Wadleigh deu origem ao documentário "Woodstock" que permitiu corporizar em imagens duradouras a iconogafia hippie e a contra-cultura rock. “Woodstock” ganhou, em 1971, um Óscar para “Melhor Documentário”.
O evento incorporava diversos estilos musicias que de alguma forma se relacionavam com as propostas do movimento hippie: o folk, com seu pacifismo e sua contundente crítica social, o rock, que representava a contestação do conservadorismo dos valores tradicionais, o blues, com sua melancolia que havia décadas já mostrava as contradições da sociedade norte-americana, a cítara de Ravi Shankar, representando a presença marcante da influência oriental na contracultura, entre outros.
O Festival de Woodstock representou um marco no movimento de contracultura dos anos 60 e foi o auge da era hippie. Para alguns, não foi somente o auge, mas também o fim do movimento, ou o início do fim.

Curiosidades àcerca do Festival:
· A banda Grateful Dead tocou durante a chuva. Alguns membros da banda levaram choques durante a sua apresentação e Phil Lesh (o baixista) ouviu o rádio de transmissão de um helicóptero através do amplificador do seu baixo enquanto tocava.
· The Doors inicialmente concordaram em tocar pois acharam que o festival fosse ocorrer no Central Park, mas recusaram quando souberam que o festival se iria realizar fora de Nova Iorque.
· Jimi Hendrix estava agendado para tocar no domingo, mas, pelas ocorrências inesperadas, acabaram por tocar na manhã de segunda-feira, quando restavam apenas 35.000 pessoas.
· Foram documentadas apenas duas mortes no festival: uma pessoa morreu de overdose de droga, a segunda pessoa morreu ao ser atropelada por um trator enquanto dormia no campo. Para além disso, apenas 200 pessoas foram detidas sob o incontestável efeito de drogas.
· The Jeff Beck Group estava agendado para tocar no festival, mas cancelou porque a banda acabou uma semana antes.
· Iron Butterfly ficaram presos no aeroporto.
· Os Lighthouse estavam certos de que tocariam no festival, mas, no final, acabaram por não tocar, pois temeram que desse má reputação à banda. Mais tarde, alguns membros do grupo disseram que se arrependeram da decisão.
· Vários grupos cancelaram, estando entre eles The Doors, Led Zeppelin, The Beatles, Frank Zappa e The Mothers of Invention.


3 comentários: