quinta-feira, 19 de março de 2009

Hippies no mundo

Portugal

Em 1969 Sérgio Gosdinho actua, durante dois anos, na produção francesa do musical «Hair» onde conhece Shila. Em Paris toma contacto com outros músicos exilados, como Luís Cília e José Mário Branco.
Em1973 Sérgio Godinho junta-se à companhia de teatro Genesis. Estabelece-se em Vancouver, numa comunidade hippie. Em Portugal, a Sassetti edita "Pré-Histórias". É no Canadá que o 25 de Abril o apanha, regressando a Portugal pouco depois da Revolução.

Frederico Amaral Neves, desejoso de se manter a par dos tempos, comprou um fato hippie «fabuloso, com os seus guizos e as suas correntes», que lhe custou uma fortuna. Conservou-o até aos dias de hoje.
Estranhamente, o seu fascínio pelos hippies de S. Francisco e as suas mensagens de “paz e amor” não o impediram de simpatizar com os alemães apologistas da revolução armada. Diz-se mesmo filho de ambos. Quando regressou a Portugal, no seu fato novo e de cabelos crescidos, o pai, que o foi buscar ao aeroporto, não o reconheceu. O rapaz estava a tomar o seu rumo.


Hippies americanos no Rossio

O entretenimento que sobrava eram os estrangeiros. [...] elas preferiam, sobre todos os outros, os americanos. Entre esses, os hippies americanos no Rossio. Entre esses, preferiam os que tivessem as jeans mais rasgadas, os pés mais sujos, os cabelos mais emaranhados. Se eles tocassem guitarra, a tarde estava ganha. Estes rapazes americanos, foram elas descobrindo com a experiência, eram de uma candura inexcedível.
(...) Preferia os americanos porque eles se estavam nas tintas para o lugar. Insiste que, a maior parte das vezes, eles nem sabiam bem onde é que estavam.


Um brasileiro em Paris

Em Paris aconteceram coisas fantásticas. Vou contar uma. [...] Em Paris, onde já tinha encontrado uma turma de hippies portugueses e espanhóis (no mesmo dia que cheguei) e esperava manter contacto com eles. O grupo se reunia numa praça perto dos Campos Elíseos.
(...) Os hippies não paravam de rir, ao mesmo tempo surpresos pelo acontecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário